0 O que é e para que serve o transplante de córnea? - Banco de Olhos do Ceará

O Transplante de Córnea é o transplante de órgãos com maior ocorrência no mundo. Vamos explicar o que é e para que serve o transplante.

O que é a córnea?

Córnea é o tecido translúcido que fica na parte frontal do olho. É através dela que a luz penetra no nosso olho e caso ela perca sua transparência a visão vai ficar prejudicada. Para um melhor entendimento, imagine um relógio com o vidro riscado, fosco… Mesmo que o maquinário do relógio esteja funcionando, não será possível enxergar as horas. Ocorre o mesmo com a córnea: caso ela esteja “riscada, fosca”, mesmo que o resto do olho esteja com bom funcionamento, a visão vai ficar ruim.

Para que serve?

O transplante de córnea é designado, evidentemente, para somente algumas doenças da córnea. Muitas pessoas concluem, equivocadamente, que essa cirurgia soluciona qualquer doença no olho, mas não é assim. Só as doenças da córnea podem se favorecer dela. Não existe transplante do “olho inteiro”, ou transplante de retina etc…
As principais indicações para transplante de córnea são: doenças congênitas, ceratocone, distrofias de córnea e cicatrizes pós algum trauma.

Todavia, muitas doenças, das mais “simples”, como conjuntivite até ocorrências de infecção pelo vírus da herpes (herpes ocular) podem levar a complicações que requerem um transplante de córnea.

Deixe um comentário